Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Programa de Controle de Roedores - PCR

Desenvolvido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, o Programa de Controle de Roedores de Mesquita – PCR, criado em 2005, é referência no combate, prevenção e controle dos roedores, cujo trabalho de desratização é realizado por 15 Agentes, que atendem aos pedidos efetuados pelos cidadãos através da Ouvidoria Municipal.
equipe de roedores
equipe de roedores 2
Além desse atendimento às solicitações dos munícipes, o PCR realiza vistorias, durante todo o ano, onde são visitadas todas as residências e terrenos baldios de um determinado bairro. Essa ação é programada antecipadamente, através de uma agenda pré-definida e organizada em reuniões técnicas, que priorizam o atendimento de acordo com as necessidades detectadas. São também inspecionados, e tratados todos os imóveis públicos como, escolas municipais e estaduais, creches e postos de saúde. Além disso, é desenvolvido junto às famílias, comerciantes e todas as pessoas do local, um trabalho educativo e preventivo de esclarecimento, através de palestras ministradas em escolas, igrejas, associações de moradores, e outros. Nestes encontros são dadas orientações básicas ao cidadão, como acondicionar alimentos, resíduos, entulhos e todo o tipo de material em desuso, de modo a evitar a proliferação de roedores.
Só no ano de 2011, o Programa de Controle de Roedores inspecionou 22.394 imóveis, dos quais 10.875 foram tratados e 8.219 estavam fechados, impedindo a ação dos Agentes. Das 553 ouvidorias, 418 demandas foram atendidas, e 13 bairros foram totalmente desratizados. As satisfações pelos serviços prestados estão nos elogios recebidos na Ouvidoria, de Gilson Correa Teixeira que “agradece aos servidores do Programa de Controle de Roedores pela eficiência do trabalho desta equipe”; e Efraim Dantas, que “elogia o último serviço prestado por esta Secretaria no controle de roedores, que agiu com rapidez aos pedidos feitos por ele.”
As solicitações de tratamento podem ser feitas diretamente na Ouvidoria Municipal da Prefeitura, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro; ou pelos telefones 0800 282 9260, 2797-2043, e 2797-9260.

Nenhum comentário:

Postar um comentário