Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

Espécies de roedores

Rattus norvergicus

Nomes genéricos: ratazana, rato de esgoto Habita o solo (terrestre) com característica extradomiciliar. Dotado de habilidades para escavar, nadar e roer, podendo girar em torno de seu ninho até 40 metros. Abriga tocas e galerias no subsolo, na beira de rios e córregos, e lixões. Alimenta-se até 30g/dia de lixo orgânico, cereais, raízes e carne e consome água até 30ml/dia.




Rattus rattus
Nomes genéricos: rato de telhado Habita acima do solo, com característica intra e extradomiciliar. Dotado de habilidades para escalar, equilibrar-se e roer, podendo explorar em torno de seu ninho até 60 metros. Habita o forro das casas, depósitos e armazéns. Costuma ser encontrado nas proximidades de áreas portuárias. Alimenta-se até 30g/dia de legumes, frutas, cereais, raízes e pequenos insetos e consome água até 30ml/dia.





Mus musculus
Nomes genéricos: camundongo Habita o solo e também partes superiores, com característica intradomiciliar. Dotado de habilidades como escalar e roer, pode explorar em torno de seu ninho até 9 metros. Constrói o mesmo em móveis, despensas, gabinetes de cozinha e qualquer orifício capaz de acomodá-lo. Alimenta-se até 3g/dia de cereais, pão, queijo e seu consumo de água é inexpressivo.


Características

Os roedores possuem os sentidos muito apurados, principalmente tato (através dos pêlos), audição, olfato e paladar. A visão, porém, é limitada. Entretanto são bastante sensíveis às variações de intensidade luminosa, o que confere aos mesmos capacidade imediata de perceber movimentos. O corpo é muito flexível, passando a cabeça são capazes de se locomover pelo interior de canos, conduites e tubulações de diversos tamanhos. Roem vários tipos de materiais considerados duros, entre eles madeira, tijolos, chumbo, alumínio etc. Sustam a respiração por até 3 minutos, e nadando dentro de um cano de esgoto podem facilmente penetrar em uma residência através do vaso sanitário. São exímios nadadores, alcançando distâncias até 800 metros. Sobem pelo exterior de canos e calhas verticais que estejam separados de uma parede por até 7,5 cm de distância, apoiando as patas no cano e as costas na parede ou vice-versa. Sobem pelo exterior de canos e calhas verticais que tenham até 9,5 cm de diâmetro, abraçando-se neles. Caminham e equilibram-se sobre qualquer tipo de cano ou conduite horizontal. Acessam andares superiores de edificações, através do interior de canos e calhas com diâmetro entre 4 e 10 cm, usando para isso o apoio de suas patas e costas. Pulam verticalmente cerca de 1 metro de altura, partindo do chão. Cavam tocas verticais no solo podendo atingir até 1,25 metros de profundidade. Não sofrem qualquer tipo de ferimento em quedas até 15 metros de altura. Ganham andares superiores de construções fazendo uso somente da quina de duas paredes como sustentação. Saltam horizontalmente até 1,2 metros de distância, partindo da imobilidade.


Métodos de Controle

Para controle de roedores, utilizamos iscas atrativas. As iscas em questão são anticoagulantes e por isso matam os ratos por hemorragia. Os raticidas são aplicados de forma segura, em pontos estratégicos de alimentação e passagem de ratos. Para maior efetividade, solicitamos que não sejam retiradas as iscas dos locais nos quais foram aplicadas e, para uma maior segurança na aplicação, pedimos que nos informem a respeito da existência de animais domésticos e crianças pequenas.





Por favor jamais usem "Chumbinho"


Chumbinho

Organofosforado Carbamato, o popular “chumbinho” é bastante usado como veneno para ratos e comercializado em várias ruas das grandes cidades, por ambulantes. O veneno tem grande procura por causa de sua ação imediata nesses animais. Porém, não é usado apenas como pesticida. O produto é comercializado irregularmente no Estado, principalmente por camelôs, onde a fiscalização é menos rigorosa. O poder de ação dessa substância no organismo é violento e muito rápido, o que torna o socorro bastante difícil. O Organofosforado Carbamato obstrui as vias respiratórias, além de causar vômito, tontura, paralisia nas pernas e fibrilação cardíaca (contrações excessivamente rápidas do coração). O “chumbinho” pode levar uma pessoa à morte em menos de 30 minutos.


Em breve irei escrever mais sobre esse assunto que é muito importante e relevante pois o Chumbinho não é raticida,é um pesticida de lavoura,que infelismente chegou na cidade e ficou,mas como já disse vou abordar esse tema em outra postagem.


Fonte: MICRU/Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário