Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Gripe Suína VIII



PRIMEIRO CONTÁGIO NO BRASIL



IMAGEM DO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) 
PRODUZIDA NOS LABORATÓRIOS DO CDC,EM ATLANTA (EUA)


O Ministério da Saúde confirmou hoje dois novos casos de gripe suína no Brasil, o que aumenta o número de ocorrências para seis, e também detectou o primeiro contágio entre pessoas dentro do país.
A confirmação foi feita pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em entrevista no Rio de Janeiro na qual ressaltou que, apesar dos dois novos casos, a "estratégia para conter o vírus segue de maneira ágil e eficaz".
O caso de transmissão de pessoa a pessoa aconteceu no Rio de Janeiro, onde um homem que esteve em contato com o jovem de 21 anos cujos resultados deram positivo ao vírus AH1N1 nesta quinta-feira também contraiu a doença.

O paciente que originalmente trouxe a doença tinha chegado ao Brasil no último final de semana procedente de Cancún, México.

A outra ocorrência confirmada hoje é de uma criança de sete anos em Santa Catarina, que chegou ao país há poucos dias, após visitar a Flórida, nos Estados Unidos.

Ela já recebeu alta do Hospital Infantil de Florianópolis, onde estava internado.

Na quarta-feira, Temporão tinha informado dos primeiros quatro casos da gripe no Brasil, todos eles contagiados no exterior.

Com o novo balanço, já são seis os pacientes infectados com o vírus AH1N1 no Brasil, dois deles no Rio de Janeiro, que são os únicos que permanecem hospitalizados.

Os outros quatro, que já estão bem, segundo as autoridades, estão repartidos em São Paulo (2), Minas Gerais (1) e a criança de Santa Catarina.

O ministro ressaltou que outros sete casos considerados suspeitos foram descartados, e reiterou que os dois confirmados hoje não causarão mudança na estratégia do Governo para evitar a propagação do vírus.

"Nada muda. Todos os países estão fazendo da mesma maneira, seguimos os protocolos internacionais", defendeu.

O Ministério da Saúde também informou que o número de casos suspeitos da gripe no Brasil subiu hoje de 24 a 30 e que outros 18 pacientes permanecem em observação para ver se apresentam sintomas que possam transformá-los em possíveis portadores do vírus, enquanto outros 113 foram totalmente descartados.


Fonte: Ministério da Saúde

www.saude.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário