Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Baratas


Baratas Temperadas por in-test-in

FOTO:FLICKR: IN-IEST-IN


As baratas habitam o planeta há mais de 300 milhões de anos e têm a maior capacidade de adaptação do reino animal.
Há quatro mil espécies no mundo. Transmitem 38 tipos de doenças nocivas aos seres humanos.

Dentro das características da praga, pode-se relatar a capacidade de sobrevivência sem se alimentar durante até um mês, sem ingerir água durante até uma semana, ficar até 40 minutos submersa e se deslocar por fendas muito pequenas de até 1,6 mm. A ooteca é uma estrutura que tem a função de proteger os ovos das variações do ambiente, inclusive dos inseticidas, garantindo assim, a reinfestação e perpetuação da espécie.

Possuem aparelho bucal mastigador com fortes mandíbulas e deslocam-se habitualmente durante a noite, preferindo locais com temperatura entre 20 e 34 C. Geralmente cada ooteca contém até 36 ovos, no caso da
Blattella germanica. A expectativa de vida é de 3 a 4 anos no caso da Periplaneta americana.

Aliado ao seu alto potencial reprodutivo, ela produz altas infestações em um período curto de tempo e apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais.

A
Periplaneta americana prefere abrigos como caixas de esgoto e gordura, galerias subterrâneas, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e áreas externas com acúmulo de material orgânico. A Blattella germanica prefere cozinhas, depósitos de alimentos, embalagens, fornos, estufas, motores de geladeiras e freezers, conduítes, bancadas, frestas em alvenaria e armários embutidos.

Fonte: Bayer


Nenhum comentário:

Postar um comentário