Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Leptospirose


A leptospirose é transmitida ao homem, sobretudo, durante as inundações, quando a urina de ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se às águas de enchente

O primeiro passo para combater essas doenças é conhecer os agentes causadores, os sintomas, as formas de transmissão e de prevenção. Na tarefa de contribuir para o controle de doenças relacionadas à água e, sobretudo, aquelas mais comuns após as enchentes, a população brasileira conta com a Fiocruz, onde não faltam projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção em saúde pública em áreas relacionadas ao tema.

Destaque para a leptospirose

Febre, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente na panturrilha: se a pessoa apresentar estes sintomas alguns dias após ter entrado em contato com águas de enchente, esgotos, terrenos baldios, lagoas ou rios contaminados, ela pode estar com leptospirose. Apesar de curável, a doença é grave. Por isso, em caso de suspeita, é necessário procurar um médico imediatamente. Vômitos, diarréia, tosse e, nos casos mais graves, pele e olhos amarelados também estão entre os possíveis sintomas da doença, que ocorre, principalmente, nos meses chuvosos e nas áreas metropolitanas.

A leptospirose é transmitida ao homem, sobretudo, durante as inundações, quando a urina de ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se às águas de enchente. Ao entrar em contato com essas águas, a pessoa contrai a bactéria Leptospira, que penetra no corpo pela pele, especialmente por ferimentos. Para se prevenir, o conselho número um é evitar o contato com as águas de enchente.

O controle de roedores, que também faz parte da prevenção à doença, requer cuidado. O Ministério da Saúde orienta que o uso de venenos raticidas deve ser feito por técnicos capacitados. Para eliminar a bactéria Leptospira, recomenda-se o uso de hipoclorito de sódio (água sanitária): um litro do produto para cada mil litros de água do reservatório. Já para a limpeza de locais e objetos contaminados durante a enchente, deve-se diluir um copo de hipoclorito de sódio em um balde com 20 litros de água.


Fonte:

http://www.fiocruz.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário