Páginas

sábado, 26 de setembro de 2009

Verminoses


Verminoses

· Teníase: Também conhecida como "solitária", é causada pelo verme Taenia solium, que provoca a má absorção de nutrientes A transmissão é feita através da ingestão de carne de porco contaminada com larvas, chamadas de cisticercos.

· Ancilostomíase: Também conhecida como amarelão, é causada por um verme intestinal que causa anemia.

· Amebíase: A infecção é adquirida pela ingestão de cistos através de água e alimentos, especialmente frutas e verduras. Este cisto resiste a acidez do estômago e se rompem no intestino grosso, liberando os trofozoítos, que podem invadir as mucosas do intestino e provocar abcessos.

· Giardíase: Causada por um protozoário chamado Giardia lamblia, que contamina o intestino delgado do ser humano através dos alimentos e da água.

· Ascaridíase: A infecção se dá através da ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos de Ascaris. No intestino delgado os ovos se rompem e as larvas penetram a parede intestinal, chegando ao coração e pulmões através da circulação sangüínea, voltando ao intestino delgado onde evoluem para vermes adultos, podendo causar às vezes obstrução dos intestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário