Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína II

Governo acompanha 11 pessoas com sintomas de gripe suína


O governo informou que acompanha o estado de saúde de 11 pessoas que vieram de países afetados pela gripe suína, com sintomas da doença. Até agora nenhum caso foi confirmado e as autoridades asseguram que a situação está sob controle.

O alerta agora é permanente nos aeroportos para impedir a entrada da gripe suína no país. É o que garante o Ministério da Saúde, que já começou a distribuir panfletos para informar sobre a doença. Mesmo assim, é comum, no desembarque de cada vôo que chega do México em São Paulo, ver passageiros com máscaras.

A máscara só será regra se o passageiro vindo do México apresentar os sintomas durante o vôo.

A gripe suína é causada pelo vírus H1N1, uma variação genética de vírus que atacam porcos e humanos. Os porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de outras espécies infecta porcos, novos vírus mutantes podem ser criados: como essa espécie de H1N1 que foi retransmitido dos suínos de volta para os humanos.

Os sintomas da doença em humanos são similares aos da gripe convencional: febre repentina, tosse, fortes dores de cabeça e musculares, além de cansaço extremo, irritação nos olhos e secreção nasal. Este novo surto também causa diarréia e vômitos.

A população está apreensiva com a doença desde que a Organização Mundial de Saúde, falou em "risco de pandemia" que significa que a gripe pode sair do controle. Mas o mundo já passou por isso antes. Surtos que chegaram a matar e que acabaram contidos. Em 2003, surgiu a sars - síndrome aguda respiratória, conhecida como gripe asiática - uma pneumonia atípica e muito grave. Assim como a gripe aviária, que afligiu o mundo no ano seguinte.

Nesta segunda-feira, em Brasília, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária criticou o governo mexicano pela demora em notificar a doença. Para a diretoria da Anvisa, o México tinha a obrigação de avisar a Organização Mundial de Saúde assim que a gripe suína foi descoberta, para que fosse transmitido o alerta.

Os técnicos do comitê de emergência informaram mais uma vez que o consumo de carne de porco não representa risco à saúde. Em Manaus, o presidente Lula disse estar tranquilo com o controle da vigilância sanitária.

De acordo com a Anvisa, cinco pessoas foram internadas com suspeita de gripe suína aqui no Brasil: um casal em São Paulo, cuja mulher já recebeu alta e dois homens e uma mulher em Belo Horizonte. Eles só serão liberados quando melhorarem e os exames clínicos descartarem totalmente a possibilidade de H1N1.

Nos casos de Minas Gerais, os passageiros desembarcaram no aeroporto e, sem qualquer fiscalização ou orientação, foram para casa. Só mais tarde, quando a companhia aérea alertou a Anvisa, é que o casal foi internado. O outro homem só foi para o hospital porque esteve em um posto de saúde por causa de mal estar.


Fonte: Band / Reportagem 28/04/2009

2 comentários:

  1. A MASCARA FUNCIONA COMO UMA FORMA DEFENSIVA CONTRA A GRIPE SUINA? QUERO COMPRAR POREM TENHO AINDA MUITAS DUVIDAS.

    ResponderExcluir
  2. Sim,funciona
    Usar máscara cirúrgica em locais de grandes concentrações de pessoas,como aeroportos,ruas movimentadas e shopping Center.
    Evite o contato com pessoas gripadas que estiveram recentemente nos países considerados com a pandemia.
    Isso porque,a contaminação se dar por via aéria,de pessoa para pessoa,principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas,e em locais fechados.

    ResponderExcluir