Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Lixo

Algumas questões importantes sobre o lixo quando é jogado em lugares inadequados.

 

Lembra daquele lanchinho delicioso que você fez e jogou a embalagem . . . .

Se foi na rua e choveu, logo a água da chuva, o carregou para o bueiro para a vala ou para o rio.

O lixo jogado nas ruas ou diretamente nas valas e rios fica preso lá, impedindo a água de correr.

A mesma coisa acontece com areia para a construção deixada sobre as calçadas.E, ai? . . .

Às vezes, os rios recebem esgoto sem tratamento das casas ao seu redor, sendo a sua água contaminada por substâncias ou microogarnismos que fazem mal a saúde.

Como você já deve ter visto em revista, jornais e na televisão, o homem está derramando produtos químicos, óleos, esgotos e muito lixo nas águas de rios.

Todas as doenças transmitidas por água e alimentos estão diretamente ligadas a questões de higiene individual e ambiental, principalmente a poluição do meio ambiente por lixo.

A poluição mais comum é aquele causado pelo lixo que o homem joga nos rios. Tudo aquilo que ingerimos pode estar contaminado por microorganismos e causar doenças. Quase todos os “vermes” necessitam de uma fase externa para desenvolver até a forma adulta, portanto a infestação só será maciça se a pessoa estiver continuamente exposta à fonte de infecção ou se tiver contato com ela repetidas vezes.

Muitos problemas com enchentes são piorados porque a população joga lixo nos rios, sem o menor respeito. Muitas doenças são intensificadas por causa do lixo.

Tem mais! Esse lixo que fica em lugares inadequados serve para alimentar os ratos e outras pragas além de acumula água da chuva, que serve para reprodução do mosquito da dengue. Esse mosquito se prolifera com muita rapidez e a única coisa que podemos fazer é não deixa água acumulada em lugares como: depósitos de lixo, pneus velhos, vasos de plantas, etc.

Claro que tudo mundo precisa ter onde morar, mas precisa também de limpeza e segurança. Se o lugar onde você mora não tem coleta de lixo porque o acesso é difícil, proponha uma reunião com os outros moradores.

Esse grupo organizado poderá solicitar ao Serviço de Limpeza Urbana, a Defesa Civil e as Secretárias de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente ajuda para que a coleta seja feita por membros da comunidade.

Outra boa idéia é organizar um mutirão para limpar as margens dos rios e terrenos baldios, dando assim, mais segurança aos moradores.

 

                                             Foto: Gamorimsilva


Fonte:Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde
            Vigilância em Saúde / Mesquita


Nenhum comentário:

Postar um comentário