Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pulgas

Pulgas


São insetos ectoparasitas hematófagos do homem e de outros animais de sangue quente.

As espécies mais importantes são:

Pulga do homem (Pulex irritans),

Pulga do gato (Cetenocephalides felis) 

Pulga do cachorro (Cetenocephalides canis), sendo o hospedeiro intermediário da lombriga intestinal do cachorro (Dipylidium caninum).

A pulga dos ratos (Xenopsylla cheopis) é a mais perigosa para o homem, sendo um dos vetores da peste bubônica ou peste negra.
Outra espécie de caráter importante é a pulga da galinha (Echidnophaga gallinacea).


MEDIDAS PREVENTIVAS


1 - Retirar o acúmulo de poeira e detritos em frestas de assoalho, carpetes, tapetes, etc ...

2 - Manter o assoalho e as junções do rodapé, calafetados e encerados, pois a cera tem efeito desalojante.

3 - Adotar medidas de prevenção e controle de roedores, para evitar instalação por pulgas provenientes dos mesmos.

4 - Cuidar da higiene dos cães, gatos e outros animais domésticos, mantendo sempre limpos seus locais de repouso.

Passe aspirador todos os dias, ou varra bem a casa inclusive as frestas entre os tacos e rejuntes de pisos

. O habitat natural das pulgas são os pêlos e poeira.

Após passar o aspirador, esfregue nos pisos, tacos, tapetes e carpetes uma solução de vinagre (misture 1 copo de vinagre para cada litro de água ).
O vinagre funciona como esterilizador.


 Medidas para o controle


 Algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou até mesmo eliminar a infestação por pulgas numa residência, o controle das pulgas deve sempre ser feito no ambiente e nos animais,tais como:

1. Colocar sempre uma toalha limpa onde o animal dorme lavando-a uma vez por semana. Dessa forma, eliminam-se os ovos que são periodicamente depositados sobre o hospedeiro. Se o piso da residência for de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo.

2. Fazer o uso de aspirador de pó, semanalmente, desta maneira removem-se as formas jovens das pulgas presentes no ambiente. Além disso, o aspirador de pó alcança locais que muitos inseticidas não conseguem atingir. Sempre descartar o filtro do aspirador após a limpeza, uma vez que as larvas das pulgas podem eclodir dos ovos coletados pelo aspirador ou pulgas adultas podem emergir de suas pupas e reinfestar o ambiente.

3. Cortar a grama e limpar quintais e jardins periodicamente para evitar ambientes úmidos e propícios para o desenvolvimento das larvas.

4. Animais que são levados, freqüentemente, para passeios na rua ou parques devem estar sempre protegidos por produtos com efeito residual. Durante esses passeios os animais se reinfestam e é mais fácil evitar a introdução de pulgas na residência do que controlá-las depois de instaladas. Consultar sempre um Médico Veterinário o qual indicará o produto mais adequado a ser utilizado.


Fonte: CVS/Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário