Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sintomas de Leptospirose




Conheça os Simtomas e tratamento de Leptospirose





Sintomas:

Os sintomas mais freqüentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas). Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusive internação hospitalar. Se você apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo, alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo.

Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.
Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.

Tratamento:

O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.

Como evitar?

Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés). Também são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto) e melhorias nas habitações humanas.


Em Mesquita,temos 13 agentes de combate a roedores que atendem diariamente pedidos pela:ouvidoria,através do tel. 0800-282-9260 ou tel.3763-9760 ramal 244/243 e ou presencial na dinâmica localizado na Avenida Coelho da Rocha,1426 em Rocha Sobrinho - Mesquita RJ.


Fonte: MICRU/Mesquita


2 comentários:

  1. Rita de Cassia Valente16 de agosto de 2009 às 18:38

    obrigado pela informação mas o que queria saber é se essa doença ,aumenta o'tamanho do fígado ou a dosagem de aspartato aminotransferase tgo, alanina aminotransferase tgp,DEUS lhe proteja e muito obrigado Rita de Cassia Valente

    ResponderExcluir
  2. Sim e Não,
    De forma geral,em primatas,cães,gatos,coelhos e ratos,a Alanina aminotrasferase(ALT)pode ser considerada uma enzima indicadora de dano hepático.Já em suínos,equinos,bovinos,ovinos e caprinos,a ALT tem pouco valor diagnóstico,uma vez que esta enzina é encontrada concentrações muito baixas no fígado destas espécies.

    Obrigado pelas palavras e Deus te abençoe também.

    ResponderExcluir