Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Reportagem

                                                                                       Foto: Gamorimsilva


A prefeitura lançou uma campanha para prevenir a população.

O combate começou em um bairro da periferia da cidade. O mutirão é para deixar as casas livre dos roedores e os moradores sem o risco de contrair leptospirose, doença provocada pela urina do rato, que pode até matar.

A ação está concentrada no bairro Cosmorama, onde o índice de infestação de ratos era um dos maiores do município. O trabalho começou há dois meses. Duas mil e setecentas casas já foram visitadas.

De cada cem casas, em pelo menos quatro foram encontrados ratos ou vestígios deles. Os agentes de saúde jogam veneno nos locais que podem servir de esconderijo.

“Colocamos em todos os lugares em que sentirmos segurança para colocar e onde as crianças e animais não tenham contato com esse veneno”, explica um agente.

A equipe conversa com os moradores e distribui folhetos. O calor e a umidade são as condições ideais para a procriação de ratos. Para ficar longe deles é preciso tomar alguns cuidados. O principal é manter o ambiente sempre limpo.
 
Vamos tentar tirar o lixo,essas madeiras,esse mato alto,os latões abertos”,pede um agente. “Precisamos da ajuda dos moradores”.

RJTV conversou com o coordenador do Programa de Controle de Roedores da Secretaria de Saúde de Mesquita, Gamaliel Amorim.
 
RJTV: Em quantos bairros vocês estão atuando?

Gamaliel AmorimEstamos atuando em 12 bairros do município de Mesquita. Essa campanha começou no dia 30 de março, com o slogan “Cidade limpa, saúde em dobro”. Ela visa a proteger a população da ação dos roedores no município.

Por que esse problema acabou se alastrando por toda a cidade?

Esse problema se dá à falta de manuseio adequado de descarte do lixo, os entulhos que são colocados inadequadamente na beira dos rios. Criamos esse programa visando a três tipos de medidas: preventivas, corretivas e de eliminação. É uma maneira de sensibilizar a população para a situação, que é muito grave.

A coleta de lixo está regular na cidade?

A coleta de lixo é regular, feita em dias alternados. O que acontece é o descarte de forma inadequada. Estamos somando parcerias, através da Secretaria de Meio Ambiente, e eles estão orientando os moradores com a coleta seletiva, dentro desses conjuntos.

Há suspeita de casos de leptospirose na cidade?

Temos dois casos suspeitos, que estão para ser confirmados. Ainda não podemos dizer se são positivos ou não, mas eles estão no laboratório, para análise.

Para outras informações ou para denunciar locais onde ratos podem estar se proliferando, basta ligar para o Serviço de Combate a Roedores da Secretaria de Saúde de Mesquita: 0800- 2829260.

 Fonte: RJTV. GLOBO.COM

 Em 03/04/2007

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário