Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Programa: MICRU

 MICRU

 

       

 O Programa de Manejo Integrado e Controle de Roedores Urbanos - MICRU - repousam no conhecimento da biologia dos roedores, seus hábitos comportamentais, habilidades e capacidades físicas e também no conhecimento do meio-ambiente onde os roedores a ser combatidos estão. O programa tem como meta a redução da população de ratos a níveis aceitáveis de convivência com a população humana.

         Serão beneficiados todos os bairros existentes no município, obedecendo a critérios técnicos tais como IIPM (índice de infestação predial murino) levando em consideração a biologia e a dinâmica populacional dos roedores. Desta forma qualquer modificação no planejamento do programa para atendimentos “emergenciais”, diferente do que fora programado, poderá causar uma série de resultados indesejáveis tais como: aumento populacional dos roedores e desperdício de raticidas.

         Serão também incrementadas ações de Educação em Saúde, envolvendo a comunidade nas medidas de prevenção e controle, visando mudança comportamental da população, em relação a certos hábitos que propiciam a instalação e livre proliferação de roedores.

         A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva responsável pela elaboração do programa MICRU, irá atuar em conjunto com as Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Saneamento, Assistência Social, Educação, e representantes de Associações de Amigos de Bairro, Líderes religiosos, Comerciantes e Munícipes geral, discutindo sobre as condições ambientais e atuando com finalidade de alterar os fatores predisponentes, que agem concomitantemente na ocorrência de casos de doença, como a leptospirose humana e aumento populacional dos roedores.

 

         O programa MICRU está alicerçado em três pilares básicos: medidas preventivas, medidas corretivas e medidas de eliminação. Sua operacionalização ocorrerá em quatro fases distintas, sem as quais todo o processo de manejo integrado desmoronaria. São elas:

·        Fase preparatória, (treinamento dos técnicos, formação de equipes de multiplicadores, mobilização da comunidade)

·        Fase de ataque (inspeção, identificação e desratização),

·        Fase preventiva e corretiva (consiste na retirada de certas condições que estão facilitando a infestação dos roedores)

·        Fase de avaliação e monitoramento

 

  O MICRU conta também com a criação de uma Comissão Municipal de Controle de Roedores

Que será normatizada através de portaria pelo Chefe do Executivo. Será composto por gestores das secretarias do governo e representantes da comunidade.

 

         Uma das atribuições da comissão será a de coordenar e acompanhar a elaboração e desenvolvimento do plano de trabalho municipal, buscando a integração de ações entre setores e instituições a nível municipal, promovendo o envolvimento da sociedade civil na gestão do programa, através do Conselho Municipal de Saúde.

 

 

Secretario de Saúde – Wagner de Jesus Martins

Chefe da Saúde Coletiva – Fátima Abdalah Saieg

Chefe do Controle de Roedores – Gamaliel Amorim

Biólogo – Gilberto Rosindo

 

 

 Fonte: MICRU/Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário