Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe suína

 Governo monta esquema de prevenção em aeroportos



Situação é grave no México, onde o número de mortos pela gripe suína passa de 100. Nos Estados Unidos, já há mais de 20 casos registrados e foi decretado estado de emergência. No Brasil, um paciente está em observação no hospital Emilio Ribas em São Paulo.


As máscaras, por enquanto, não são necessárias em território nacional. Apenas para quem desembarca de vôos vindos do México.

A prevenção do governo está focada, neste primeiro momento, em cinco aeroportos: Guarulhos, em São Paulo, Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza e Salvador.
 

A preocupação cresce a cada dia, e o mundo está em alerta desde que a Organização Mundial de Saúde apontou a possibilidade de uma epidemia global de gripe suína.
 

No Chile, todos os passageiros que chegam do México e dos Estados Unidos passam por um equipamento que mede a temperatura do corpo para identificar se estão com febre. Alemanha, Rússia e Japão também montaram esquemas especiais de monitoramento nos principais aeroportos.
 

A gripe já matou mais 100 pessoas no México e 1600 pessoas foram infectadas pelo vírus. Todos os eventos públicos foram cancelados no país, inclusive missas e partidas de futebol. Além das máscaras, o governo mexicano recomenda que a população evite cumprimentos com as mãos. Com medo, quase ninguém sai de casa.

Nos Estados Unidos, o governo declarou estado de emergência nacional para conter o avanço da doença. O número de casos no país subiu para 20.

O vírus, o H1N1, é uma variação de vírus que atacam suínos, aves e humanos. Os porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de outras espécies infecta porcos, novos vírus mutantes podem ser criados, como o h1n1, que foi retransmitido dos suínos de volta para os humanos.
 

Os sintomas da doença em humanos são similares aos da gripe convencional: febre repentina, tosse, fortes dores de cabeça e musculares, além de cansaço extremo, irritação nos olhos e secreção nasal. Este novo surto também causa diarréia e vômitos.

Neste domingo, um paciente que tinha viajado ao México foi internado no hospital Emílio Ribas, em São Paulo, com suspeita de ter contraído a gripe suína. O paciente de 30 anos está internado e foi isolado para fazer tratamento e exames.


Fonte: Band / Reportagem 27/04/2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário